A substância: resenha crítica sobre o filme.
"A substância " |
É perceptível no começo do filme, um pouco da realidade da indústria para com as mulheres que estão neste meio. Frequentemente elas são dispensadas e ridicularizadas por estarem "envelhecendo", mas, quando estão novas, são validadas apenas pelo seu corpo e sua beleza "jovial". Chega a ser desprezível como as empresas tratam suas modelos presentes. E é exatamente isso que o filme retrata, uma crítica à indústria, à visão sexualizada que homens têm sobre nós, mulheres, crítica também à busca por uma validação por um corpo perfeito, uma mulher com personalidade perfeita e uma vida perfeita.
Em poucos minutos do filme, a personagem principal, Elizabeth Sparkle. Demonstra estar triste e desanimada com sua vida. A personagem parece estar cansada, e é perceptível que está ficando mais velha. Ela é famosa, e deu bastante audiência para a empresa, desde que era nova. Porém, as pessoas queriam um corpo perfeito, novo, e ela estava cansada de se sentir imponente. Um fato curioso é que é o dia do aniversário dela, ela saiu do set, após ter gravado alguns vídeos de dança, vai ao banheiro, porém o banheiro feminino estava interditado, então, ela acaba entrando no banheiro masculino. Durante aquele momento, o agente dela entra no banheiro e diz coisas machista e ridículas sobre a mulher, e eu achei interessante que o filme desde o primeiro momento, tanto nos ângulos quanto nos cenários e na forma de falar, quis demonstrar o quanto esse cara era nojento e perturbador, e o quanto suas ideias eram ridículas.
Logo depois, a mulher se abala com os comentários e sai dirigindo sem rumo, o que desencadeia um acidente, que na minha opinião foi muito repentino. Porque, por mais que ela estivesse sim mais desatenta, não faz sentido algum um veículo vir, bater no carro dela e ela capotar o carro e não sofrer NENHUM ARRANHÃO sequer. Aí, tá, o filme corta para a cena para quando ela está no hospital, e temos dois médicos na cena. Um que claramente parece ter algum tipo de problema, e o outro não tem nada de suspeito. O médico, gentil, sai da sala e fica só o meio doido da cabeça. E ele começa a analisar as costas dela e diz que ela é perfeita para ser uma candidata. No início, você não entende bem o que isso quer dizer, mas com o destrinchar da história, você se choca a cada minuto do filme.
A moça saiu do hospital após ganhar um casaco do médico que disse que ela seria uma boa candidata, e nesse casaco tinha um tipo de pendrive escrito" a substância", e um bilhete dizendo" isso me salvou". Ela então chega em casa e fica numa luta interna, se liga ou não para o número que está no pendrive. Mas pela pressão e a vontade de ser bonita e perfeita, ela acaba ligando e recebe informações para ir a um lugar e também um bilhete, escrito" 503". Ela então vai para esse determinado local, chega lá e logo você percebe o quão problemático é o lugar. Na entrada, tudo é sujo, sem cor, mas do nada, vira uma sala branca, limpa e cuidada. Esses dois extremos no mesmo lugar chegam a ser assustadores. Ela pega a caixa e vai para a casa, e lá tem as instruções e um monte de injeções e ferramentas para ela realizar esse processo.
A mulher, então, sem roupa, se olha no espelho e não gosta nem um pouco do que está vendo. E aplica a injeção, denominada" a substância". E depois disso, coisas bizarras acontecem. A mulher começa a se contorcer no chão e das costas dela sai uma nova" eu" dela. Mais nova, perfeita e "magnífica". Um corpo totalmente irreal. Bom, o destrinchar da história você pode descobrir assistindo. Mas quis introduzir o começo da história para você entender algumas críticas.
Bom o que mais me chocou no início dessa história foi o agente dela ter sido tão babaca, mas, ao mesmo tempo tão real. Há vários relatos de modelos e de mulheres que trabalham com a indústria que dependem deles, da afirmação das pessoas, dos elogios, e que aguenta caladas todo sofrimento e invalidação que recebem após dedicar anos de sua vida na empresa. é algo real de pensar porque você imagina o quão difícil é para uma modelo, por exemplo, estar sempre no peso ideal comer as coisas 100% regrado, não poder mudar sua aparência do jeito que quer, ter uma certa validação para conseguir fazer as coisas e os problemas que isso geralmente ocasionam nelas, como por exemplo, compulsão alimentar distúrbios mentais, crises de ansiedade e muito mais. Para mim, o filme tem uma crítica muito perfeita, ele critica de uma forma ótima o destrinchar da história, e é incrível acompanhar a interpretação das autoras e como o filme retrata bem a realidade da cobrança para uma aparência perfeita da busca da mulher por um corpo perfeito, da visão do homem do corpo da mulher como um objeto como algo que deveria ser para ele para suprir as necessidades dele, e somente.
Achei f*** o filme, para ser sincera, me pegou de uma forma muito bonita. O filme tem cenas chocantes, mas mostra um pouco da realidade, assim, ainda temos a parte fictícia, Mas a história, o que ela quer passar, o que ela transmite, é muito clara para mim. Bom caros leitores, Ficamos por aqui. Vou deixar algumas frases do filme que me marcaram, e recomendo super que vejam o filme e analisem junto comigo.
" Eu preciso de você, porque eu me odeio, e você é a parte adorável de mim de que todo mundo gosta ".
" Garotas bonitas devem sempre sorrir"
"They are going to love you"
" Vale tudo pela beleza".
Será que realmente vão te amar se você for perfeita? Fica aí o questionamento, e assista o filme caso queira saber o desfecho.
Comentários
Postar um comentário